14 outubro 2014

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

Hoje tive o prazer de visitar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília. Essa foi minha primeira visita a uma feira de ciência e tecnologia e eu fiquei encantada com a qualidade e diversidade de conhecimento exposto nas dezenas de stands.

No stand do Senac, um jovem estudante prontamente se dispôs a me explicar as soluções de mobilidade urbana desenvolvidas por ele e seus colegas, além da proposta chinesa - o TBS.

Já na área da Capes a diversão foi explorar os "brinquedos" científicos, como o túnel infinito, cérebro e diversas partes do corpo humano em tamanho gigante, globo de plasma e um monte de outras coisas.

As forças armadas estavam todas lá. O Exército com seus impressionantes carros de guerra; a Marinha com seu uniforme branquinho e sua réplica super legal da Estação Antártica Comandante Ferraz; e a Força Aérea com seu "ar de sofisticação" e seu girotec (simulador de gravidade zero).

Passei um pouquinho na maioria dos stands. Ganhei o livro Gestão da Inovação Tecnológica na área da ABIPTI; tive um papo bem interessante na Embrapa sobre o melhoramento genético do maracujá do cerrado e de mandioca com licopeno. Outra conversa igualmente proveitosa aconteceu no Ministério da Integração Nacional sobre ossadas de um bicho-preguiça gigante descobertas nas escavações do projeto de integração do Rio São Francisco. Enfim, totalmente recomendável uma passadinha lá. Até porque a entrada é franca e ainda tem ônibus free da rodoviária do Plano Piloto.

marinha
Réplica da base brasileira na Antártida 

ouvido gigante
Ouvido gigante no stand da Capes

globo de plasma
Globo de Plasma no stand da Capes

Nenhum comentário:

Postar um comentário