29 dezembro 2013

Filme A Menina que Roubava Livros

Cena do filme: Liesel e Max (créditos aqui)

Enfim realizei um desejo antigo e assisti o filme baseado no livro A Menina que Roubava Livros (The Book Thief), de Marcus Zusak.

Vigio a estreia desse filme há um tempão e em outubro vi o cartaz em um dos cinemas da AMC anunciando que seria lançado em novembro. Porém, esperei-esperei e nada... Foi quando resolvi pesquisar na internet e vi que estava em cartaz no cinema da Landmark, na 50th and France, em Edina.

Os cinemas da Landmark veiculam filmes independentes de diversos países e também o que eles chamam de "filmes inteligentes de Hollywood". O climinha cult/hipster/vintage já pode ser sentido na fila para comprar os tickets. A fachada é a mesma dos cinemas antigos: luzes vermelhas e amarelas em volta de uma placa branca gigante onde se escrevem os nomes dos filmes com letrinhas pretas. A galera que frequenta é visivelmente mais velha - lá é cheio de velhinhos e velhinhas fofíssimos, chamados de "seniors" - e os poucos jovens, ou estão acompanhando os pais e avós, ou são perdidos interessados em filmes específicos como eu.

Fachada Edina Movie Theater (créditos aqui)
O filme em questão foi, como era de se esperar, maravilhoso. Essa é uma das mais amáveis histórias que já li e assisti. E a produção, feita numa parceria entre os Estados Unidos e a Alemanha, manteve o clima etéreo do livro - o que deve ter sido um trabalho muito difícil considerando que a história se passa na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial e é narrada pela Morte. Além disso, não tem coisa melhor do que assistir um filme e ouvir os sotaques maravilhosos do mundo: apesar de falarem em inglês, os atores tentam reproduzir o sotaque alemão. 

O cast está impecável, não tenho do que reclamar. Principalmente o ator Geoffrey Rush que a maioria conhece de Piratas do Caribe, como o Capitão Hector Barbossa. Ele faz o Hans Hubermann, pai de Liesel - a protagonista e me fez lembrar muito o Hans da minha imaginação. 

Pesquisando algumas fotos, me esbarrei uma curiosidade interessante sobre o filme: a atriz Sophie Nélisse, que faz a Liesel, é franco-canadense e este é o primeiro filme que ela faz falando em inglês. O sotaque dela é uma fofura.

Cast

Sophie Nélisse plays Liesel

Ben Schnetzer plays Max
Nico Liersch plays Ruby
Geoffrey Rush plays Hans Hubermann

Emily Watson plays Rosa Hubermann

Todas as fotos foram retiradas da Fanpage oficial do filme no Facebook The Book Thief Movie

Nenhum comentário:

Postar um comentário